terça-feira, 5 de maio de 2009

Problemas institucionais

Estou aqui para comentar um sério problema que está acontecendo comigo, quem sabe algum de vocês esteja na mesma situação. Sinto que a universidade onde eu estudo vêm causando dificuldades aos alunos de forma que atrapalhe os seus estudos. Primeiro, uma quantidade enorme de palestras e eventos onde os professores na maioria das vezes são obrigados a liberar os estudantes para assistí-las. É claro que eu sei que palestras são interessantes e informativas muitas vezes, além de nos trazer uma carga cultural grande, o problema é quando elas nem sempre são necessárias e chegam até a atrapalhar o andamento do plano de ensino e dos trabalhos, que neste ano especialmente tem uma carga muito maior do que nos outros. Segundo, algumas restrições que são impostas ao corpo docente, como a limitação da carga horária e a nova falta de liberdade para agendarem suas avaliações. Isso também dificulta a situação dos estudantes, pois uma semana ou duas inteiramente dedicadas às provas é um desgaste absurdo e pode prejudicar até aquele que esteja muito bem preparado. Terceiro, esse até nos aconteceu ontem. Como estamos já no penúltimo ano de curso, estamos nos preparando para o TCC e ontem foi publicada a relação de orientandos e orientadores, foi um escândalo. Muitos estudantes já tinham firmado compromisso com determinados professores para a orientação, porém o que aconteceu foi quase que um sorteio. Os professores não tiveram acesso ao pré-projeto de pesquisa dos pretendentes a orientandos, coube à uma pessoa apenas fazer a distribuição, ignorando a opinião e a vontade do corpo docente com relação aos alunos.
O que quero dizer é que a universidade precisa rever seu papel perante seus subordinados, pois não pode ela fazer o que quiser simplesmente por ser a chefe, por pagar os salários dos professores, pois esta é uma falta grave e pode causar uma perda de credibilidade na esfera educacional. Peço encarecidamente que os reitores, coordenadores olhem com mais carinho a situação dos professores e estudantes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí Tiago, ótima opinião, se pelo menos alguns pensassem como vc, ou tivesse alguma opinião sobre isso as coisas já teriam mudado, alias mudança é o q precisamos sempre!
Haaa Parabéns pelo Blog, altas informações :)
Beijooo, Mayara!

Dani disse...

Poxa é verdade, eu não sei o que esta acontecendo com a minha facul, frequentemente tem tido showzinhos lá... me parece que eles querem atrair alunos não pela qualidadde do ensina mas pela " festa", já não basta esse monte de feriados que tem aqui no rio, como na semana passada fiquei uma semana sem ano, agora a facul virou boate...rs
ah é que ridiculo vc n poder escolher seu orientador, pelo menos " até agora" na minha temos essa liberdade..rs

beijos amore
te amo!

Dani disse...

correção

* uma semana sem aula*

Anônimo disse...

Primeiramente, parabéns pelo Blog Farah!!!Muito bom mesmo...
Neste seu comentário só discordo de um de seus questionamentos, o referente aos eventos. Acredito que a formação do aluno na Universidade não pode ser baseada somente em aulas expositivas,a complementação deve ocorrer atraves destes eventos...Talvez o erro da universidade esteja na hora da escolha de temas para as palestras, mas este ano ainda está bem melhor que nos anteriores né!! Bom, só cabe a nós melhorarmos isto!! Existe um setor na UP chamado Ouvidoria, esta acima da cordenação de qualquer curso, e é resposável por ouvir as críticas e melhorar no que puder a universidade, pq afinal, são os alunos que fazem a universidade né!!
Beijosss
Miri

Anônimo disse...

fala q eu te escuto....
mas me escute tbmmmmmm.......