terça-feira, 23 de março de 2010

A hora da punição

Nessa semana começou o julgamento de um dos homicídios mais cruéis dos últimos anos, o da menina Isabella Nardoni. Não acho necessário explicar do que se trata, pois a mídia tratou de cuidar muito bem da publicidade do delito. Espero que os jurados tenham plena consciência da forma como vão agir, mesmo sabendo o futuro da decisão.

Não digo que seja o caso, mas muitas vezes o Tribunal do Júri comete certas injustiças, pois o julgamento não é técnico e sim social. Já houveram casos em que a acusação nem conseguiu provar direito o crime, no entanto os jurados condenaram o réu simplesmente por não aprovar suas características pessoais, seu estilo de vida, etc.

Não é apenas o júri que comete essas injustiças, quando crimes são amplamente divulgados pela mídia e causam um clamor popular por punições severas, juízes se sentem obrigados a dar uma resposta à altura da pressão que sofrem.

Eu não estou defendendo criminosos aqui, estou apenas relatando que o Poder Judiciário não é perfeito, comete muitos erros, que podem simplesmente acabar com a vida de pessoas. Não precisa de pena de morte para isso, é só condenar e aplicar uma pena, o suficiente para causar rejeição social.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Finalmente!!! Torço para que a justiça seja sensata....É o que se pode fazer...